quarta-feira, 7 de maio de 2008

Qualidade de vida via transformação social.

A grande transformação - “formar-se de novo” - é o convite para uma nova mentalidade, com vistas a superar os antigos limites, a inércia e o comodismo, os hábitos, o medo de buscar e atingir maior integração pessoal e realização, voltando-se para o SER e suas potencialidades em todas as suas conexões.

A grande transformação - a mudança irresistível de paradigma que hoje nos empolga - não é um sistema religioso, científico, filosófico, mas a adoção de uma nova mentalidade. Estamos, portanto, no limiar de um novo paradigma comportamental. Tudo é novo e empírico em nossas idéias e ações. Nada é certo ou estabelecido permanentemente. À nossa volta tudo se altera, mantendo-nos em um constante movimento nesta vida, desde os modernos meios de produção à alta tecnologia, inovações nas comunicações e relações intra e interpessoais, enfatizando a busca do novo, a obsessão pelo rápido, exigindo pessoas mais competentes, criativas, melhores, realizadoras e empreendedoras.
Estamos nos redescobrindo e resignificando nossas vidas. Temos em nós, adormecidos, enormes potenciais, possibilidades e oportunidades para o crescimento em todos os sentidos.

O que é vida? O que é qualidade? O que é sucesso e excelência?

Vida significa crescimento e evolução. Significa um processo contínuo de descobertas, de aprendizagem, é uma educação sem fim. Vida é um conjunto de propriedades e qualidades graças às quais os seres humanos se mantêm em contínua atividade.

Qualidade, conforme o Dicionário, é o atributo ou condição das coisas ou pessoas que as distingue das outras e lhes determina a natureza. É dote, é virtude.

Sucesso é aquisição de conhecimentos e habilidades, é tornar-se competente para viver com plenitude e eficácias em suas tarefas, relacionamentos, negócios e, especialmente, consigo mesmo.

Qualidade na vida é a busca de cada pessoa visando a sua evolução pessoal e profissional, sendo seu próprio mestre, líder e terapeuta.


A NOVA ORDEM é, portanto, mudar paradigmas, o que significa mudar padrões e modelos, ou seja, o modo como vemos e fazemos as coisas. É a troca do nosso atual modelo comportamental, reativo, para o modelo proativo, visando prevenir problemas, identificar oportunidades de melhoria e progresso

Há possibilidades de assumirmos o controle total de nossa qualidade na vida? Acreditamos que sim, porque temos agora, em época de crise, oportunidades e desafios que estimulam o nosso potencial e toda a nossa capacidade empreendedora.
Em vista de tudo isso, nota-se que as chaves para se ter melhor qualidade na vida se encontram ao alcance de nossas mãos, desde que cada um se conscientize e se esforce para buscar:


1. aprimoramento contínuo - realizando diariamente pequenas melhorias. Se você melhorar 1 % diariamente, ao final de 240 dias a melhoria verificada será de 240%;
2. estado de arte - gostar do que faz, ter carinho e consideração para com os outros;
3. retorno ao espírito do trabalho - significa ter entusiasmo, estar sempre motivado para realizar tudo da melhor maneira possível.

O nosso sucesso e felicidade é o resultado de nossas decisões diárias. Importante é escalar na vida em direção a uma meta visível, clara, decidindo para onde ir, esforçando-se para vencer os desafios no caminho e chegar lá, podendo assim sentir-se realizado pessoal e profissionalmente, sendo uma pessoa de sucesso.

Nós, profissionais da educação, estamos engajados nessa tarefa de reconstrução humana.


João Rakson Angelim da Silva
Consultor Pedagógico

Nenhum comentário: