segunda-feira, 10 de março de 2008

Bizu sobre Blog Pedagógico

Blog pedagógico: é possível visualizar um novo horizonte?
Cursos sobre Blog:
1) http://www.eproinfo.mec.gov.br/fra_eProinfo.php?opcao=3
2) http://novohorizonte.zip.net/arch2004-11-01_2004-11-30.html
3) http://novohorizonte.zip.net.
4) http://www.redejovempaz.cap.ufrgs.br.
5) http://comunidadevirtualtradicionalista.zip.net
6) Editei e publiquei no endereço http://novohorizonte.zip.net/arch2004-09-01_2004-09-30.html três ‘posts’ sobre: Como definir blog? Blog, a ferramenta e Como criar um blog é a sua maior dúvida?
http://www.scripting.com/twentyFour/
http://www.blogchalking.tk/
http://www.blogger.com/
http://comentario.globo.com/index.jsp
http://dijest.com/bc/2003_06_23_bc.html#105638688729256217
http://geourl.org/
http://www.scripting.com/twentyFour/news.html
http://www.wildgrape.net/
http://www.scripting.com/
http://brainoff.com/geoblog/
http://wbloggar.com/brasil/
http://planeta.terra.com.br/educacao/Gutierrez/blogs/zapt/




WWW.TVEBRASIL.COM.BR/SALTO
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2005/nfa/tetxt3.htm

http://licoesdetradicionalismo.zip.net/ http://anaterraguerreira.zip.net/http://amoratradicao.zip.net/http://mensageirodopago.zip.net/
http://xirusnanet.zip.net
http://camperiandopelarede.zip.net/http://gauchosnafita.zip.net/http://adamadojogo.zip.net/http://dancasgauchas.zip.net/http://culturadosul.zip.net/ http://lendasdatradicao.zip.net/http://meudiariogaucho.zip.net/http://poesiasdatradicao.zip.net/http://reciclandonossastradicoes.zip.net/http://chargeserabiscos.zip.net/
http://timbauva.zip.net/ , http://tradipaz.zip.net/ , http://indiomissioneiro.zip.net/ , http://novohorizonte.zip.net/ , http://poesiasdatradicao.zip.net/ , http://gauderiodebage.zip.net/
http://oclarimcampeiro.zip.net/
http://mariagaucha.zip.net
http://gauderiodebage.zip.net/
http://Termosregionais.blogspot.com ,
http:// www.cascudeando.zip.net
http://lead.cap.ufrgs.br
http://opiniaotecnicoadm.zip.net
http://vidassecascolbachini.zip.net/
http://paginas.terra.com.br/educacao/Gutierrez
http://vamosblogarbr.blogspot.com/
http://niqueleira.zip.net/
http://quemfaz.blogspot.com/
http://aescolanasondasdoradio.myflog.com.br
www.refletindoasnoticias.weblogger. terra.com.br
http://www.fractoscopio.tk
www.pedagogia.zip.net
http://caicmariano.blogdrive.com

Bizu aos BLOGFAM (novos blogueiros e blogueiras da FAMETRO!)

É isso aí blogueiros e blogueiras da FAMETRO. Ôpa! Tá na hora de criarmos uma identidade para nós. Que tal BLOGFAM. É isso mesmo daqui para frente nos chamaremos de BLOGFAM: blogueiros e blogueiras da FAMETRO.

Sugestão de alguns blogs interessantes para vocês visitarem.

Blogs indicados

Boteco Escola: Mais um blog de Jarbas Novelino (do Aprendente). Um novo espaço bem descontraído que reúne estudantes, educadores e interessados em discutir sobre Tecnologias e Educação. A idéia do nome do Blog é bem interessante e está atraindo muita gente bacana neste espaço. Vale a pena conferir.

Web para Educadores - Blog de José Erigleidson, com muitas novidades, notícias e dicas sobre Educação e Tecnologia.

ZaptQuests - Um dos blogs de Suzana Gutierrez, pesquisadora da UFRGS. Explica o significado dos blogs e termos relacionados e orienta sobre possibilidades e recursos para criação.

Discurso citado - Blog de Lilian Starobinas com reflexões e ótimas referências na área de Educação, Tecnologia e EAD.

Café Educacional - O Blog da jornalista Vivian Ragazzi (Revista Viração e Microsoft Educação) traz discussões, projetos interessantes e reflexões sobre Educação. Propõe a troca de experiências em um clima agradável, como ocorre em um café.

EducomVerde - Este é o blog da Débora Menezes (jornalista da revista Nova Escola e do Portal Klick Educação). Este espaço tem como objetivo discutir é socializar experiências na área de Comunicação e Educação Ambiental.

Tecnologia e Criança - Blog sobre novas tecnologias e o seu impacto. Apresenta reflexões e dicas sobre o trabalho com TIC na educação. Mantido pela Cristiana Mattos, coordenadora de tecnologia educacional do colégio Bandeirantes.

Sérgio Lima - Blog sobre física, educação, tecnologia. Há notícias e comentários significativos na área de novas tecnologias e uso de software livre na educação.

Idearios - este blog traz excelentes novidades, reflexões e idéias sobre educação a distância, design instrucional, objetos de aprendizagem e tecnologia na educação de modo geral. É mantido pela educadora e instrutional designer Karla Lopez.

Onde anda Su - Blog da educadora Suzana Gutierrez com diversas notícias e percursos sobre Tecnologia, dentre outros assuntos.

Neli Mengalli - O Spaces "Ocorrências da Vida" de Neli Mengalli é uma importante referência na área educacional. Neste espaço há produções da educadora, indicações de textos e sites acadêmicos, sugestões de serviços e eventos na área de educação, currículo e tecnologia e também algumas dicas culturais.

Aprendente - Blog sobre Weblogs em educação, WebQuests, WebGincanas e outros recursos TIC, além de eventuais comentários sobre o que rola no mundo. Este espaço é mantido pelo professor Jarbas Novelino Barato.

Estudos em rede - Blog de Clausia M. A. Musinatti em que ela compartilha suas experiências e descobertas na rede. O blog apresenta dicas e curiosidades de informática para educadores.

Texto, comunicação e educação - Blog de Maria Salete Prado Soares, com diversas notícias e reflexões sobre educação, comunicação e tecnologia

Vamos Blogar - Blog colaborativo para que educadores publiquem suas descobertas e reflexões na área de educação e novas tecnologias.

Yahoo Educação - Blog do Programa Yahoo Busca Educação que sugere o uso de blogs como instrumento pedagógico.

EscolaBr - - Audioblog com informações e recursos gratuitos para professores interessados em criar também um blog nesse formato.

Vlog Histórias Digitais – Videolog com produções de professores realizadas nas oficinas de Histórias Digitais.

NTE Iporá - - Blog dos professores dinamizadores da Secretaria de educação do estado de Goiás. Há orientações sobre criação de blogs realizada pelos multiplicadores do NTE e links para os blogs das escolas estaduais.

Blogando ComCiência -Este blog faz parte do projeto Blogando Com Ciência, da Secretaria de Estado do Paraná. É um espaço em que os alunos do ensino fundamental e médio publicam suas entrevistas, relatos de experiências e descobertas em geral.

Acelera 2005 – Blog da escola CAIC Mariano Costa, destinado a alunos das classes de aceleração. Neste espaço é possível conhecer um pouco do trabalho desenvolvido com os alunos e também links para outros projetos desenvolvidos na escola utilizando blogs.

Vidas Secas - Este blog colaborativo, baseado na obra “Vidas Secas”, tem como objetivo estabelecer uma ponte entre a ficção e a realidade em um trabalho que envolve alunos de 8ªs do Rio Grande do Sul e também conta com a colaboração de alunos e professores de outros lugares do Brasil e até mesmo de Portugal. NetEscrita - Blog colaborativo criado por educadores de Portugal. Tem como objetivo incentivar a escrita por meio da divulgação da produção e também promover o intercambio com outros alunos, inclusive do Brasil.

O mundo encantado de Cecília Meireles - Um blog mantido por Leonor Cordeiro que divulga a obra de Cecília Meireles para educadores e alunos, além de incentivar a produção de textos.

Teofilo Educa - Projetos desenvolvidos na EMEF Teófilo Benedito Ottoni

Blog do Augusto – Esse é um exemplo de como um jovem de 13 anos gosta da idéia de criar um blog para divulgar suas produções escolares. Neste caso, não foi a escola que propôs a criação do blog, mas o próprio garoto que teve a iniciativa.
Alguns serviços gratuitos para criação de blogs:

http://www.spaces.msn.com/ - Serviço da Microsoft que possibilita a criação de blogs e 30 MB para armazenamento de fotos. É fácil de utilizar e configurar e é integrado ao comunicador instantâneo Messenger, o que ajuda a divulgar quando o blog é atualizado para os usuários da lista de contatos.

http://www.blogger.com/ - O Blogger é um dos serviços mais populares para edição de blogs. Permite armazenamento de imagens e tem todos os recursos necessários para criação de blogs. É possível inscrever mais de um usuário para a construção de um espaço colaborativo e também permite maior liberdade para criação e modificação dos recursos para usuários com conhecimentos de html.

http://blog.uol.com.br/ - É um recurso bastante simples para edição e publicação de blogs. Tem basicamente tudo que é necessário exceto o link permanente para cada post, o que prejudica a indicação de posts específicos. Também permite a inscrição de vários usuários para a criação de blog colaborativo.

http://www.textamerica.com/ – Este serviço é oferecido apenas no idioma Inglês, no entanto é bastante útil para quem deseja criar um videolog ou audiolog. É possível postar mensagens em texto, áudio, vídeo e/ou imagens.

http://360.yahoo.com/ - Está na versão beta, mas já apresenta possibilidades interessantes: além de permitir a criação de blog com imagens e texto, é integrado a outros serviços do Yahoo o que facilita a construção de uma rede com outros usuários, semelhante ao Orkut.

http://www.vivenciapedagogica.com.br/ – A Vivência Pedagógica disponibiliza um espaço para educadores criarem blogs sobre suas experiências educacionais, reflexões, projetos e dicas relacionadas à educação e tecnologia. É possível acessar cada blog individualmente e também alguns posts que são selecionados para a página de abertura.


Valeu!

João Rakson, Séc. XXI, Ainda.

Como criar um blog e se tornar um blogueiro da hora!

Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequente de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo).A maioria das pessoas tem utilizado os blogs como diários pessoais, porém um blog pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins. Uma das vantagens das ferramentas de blog é permitir que os usuários publiquem seu conteúdo sem a necessidade de saber como são construídas páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado.Quem já possui um site pode aproveitar uma ferramenta de blog para atualizar seu conteúdo de maneira rápida e descomplicada, em qualquer lugar da internet basta digitar seu login e senha, escrever o que quer publicar e clicar num botão. Conhecendo HTML e outras ferramentas de web permitirá que você incremente seu blog, conferindo a ele um aspecto extremamente profissional, ou então você pode também encaixar seu blog dentro do site, transformando algumas seções em blogs. De uma certa forma os blogs são CMS's (Content Management System) mais simples.Experimente: faça o seu próprio Blog - apesar de ser um link da revista Macmania as instruções valem para usuários de qualquer computador e de qualquer sistema operacional. Se você dispensa o blá blá blá então vá diretamente no Blogger.com e crie o seu blog.Se preferir, conheça outros blogs antes de criar o seu, aliás tome cuidado para não criar um blog com o nome de um que já existe, você pode ser confundido com outra pessoa. Um cuidado importante na criação do endereço do seu blog: Não utilize os caracteres [, ], _, +, &. Apesar de serem aceitos em alguns sistemas no momento do cadastro, eles podem não funcionar nos browsers de alguns usuários: já vi vários casos de blogs do tipo 'blog_fulano.blog.com.br' onde alguns acessam e outros não acessam, o problema é o símbolo '_' no endereço.Outros sistemas de Blog disponíveis são:
Weblogger (em português)
BliG (em português)
Pop Blog (em português)
Blog-se (em português)
Blogger.com.br (em português)
My 1 blog (em português)
Pitas (em inglês)
Diaryland (em inglês)
LiveJournal (em inglês)
The Open Diary (em inglês)
Xanga.com (em inglês)
Blog-City (em inglês)
Blog Studio (em inglês)
WebCrimson (em inglês)
Blogsome (em inglês)
WordPress (em inglês)

Veja também um comparativo de ferramentas de blog, algumas delas exigem a utulização de servidor próprio.

Valeu e até a próxima!

João Rakson , Séc. XXI, Ainda.