segunda-feira, 10 de março de 2008

Bizu aos BLOGFAM (novos blogueiros e blogueiras da FAMETRO!)

É isso aí blogueiros e blogueiras da FAMETRO. Ôpa! Tá na hora de criarmos uma identidade para nós. Que tal BLOGFAM. É isso mesmo daqui para frente nos chamaremos de BLOGFAM: blogueiros e blogueiras da FAMETRO.

Sugestão de alguns blogs interessantes para vocês visitarem.

Blogs indicados

Boteco Escola: Mais um blog de Jarbas Novelino (do Aprendente). Um novo espaço bem descontraído que reúne estudantes, educadores e interessados em discutir sobre Tecnologias e Educação. A idéia do nome do Blog é bem interessante e está atraindo muita gente bacana neste espaço. Vale a pena conferir.

Web para Educadores - Blog de José Erigleidson, com muitas novidades, notícias e dicas sobre Educação e Tecnologia.

ZaptQuests - Um dos blogs de Suzana Gutierrez, pesquisadora da UFRGS. Explica o significado dos blogs e termos relacionados e orienta sobre possibilidades e recursos para criação.

Discurso citado - Blog de Lilian Starobinas com reflexões e ótimas referências na área de Educação, Tecnologia e EAD.

Café Educacional - O Blog da jornalista Vivian Ragazzi (Revista Viração e Microsoft Educação) traz discussões, projetos interessantes e reflexões sobre Educação. Propõe a troca de experiências em um clima agradável, como ocorre em um café.

EducomVerde - Este é o blog da Débora Menezes (jornalista da revista Nova Escola e do Portal Klick Educação). Este espaço tem como objetivo discutir é socializar experiências na área de Comunicação e Educação Ambiental.

Tecnologia e Criança - Blog sobre novas tecnologias e o seu impacto. Apresenta reflexões e dicas sobre o trabalho com TIC na educação. Mantido pela Cristiana Mattos, coordenadora de tecnologia educacional do colégio Bandeirantes.

Sérgio Lima - Blog sobre física, educação, tecnologia. Há notícias e comentários significativos na área de novas tecnologias e uso de software livre na educação.

Idearios - este blog traz excelentes novidades, reflexões e idéias sobre educação a distância, design instrucional, objetos de aprendizagem e tecnologia na educação de modo geral. É mantido pela educadora e instrutional designer Karla Lopez.

Onde anda Su - Blog da educadora Suzana Gutierrez com diversas notícias e percursos sobre Tecnologia, dentre outros assuntos.

Neli Mengalli - O Spaces "Ocorrências da Vida" de Neli Mengalli é uma importante referência na área educacional. Neste espaço há produções da educadora, indicações de textos e sites acadêmicos, sugestões de serviços e eventos na área de educação, currículo e tecnologia e também algumas dicas culturais.

Aprendente - Blog sobre Weblogs em educação, WebQuests, WebGincanas e outros recursos TIC, além de eventuais comentários sobre o que rola no mundo. Este espaço é mantido pelo professor Jarbas Novelino Barato.

Estudos em rede - Blog de Clausia M. A. Musinatti em que ela compartilha suas experiências e descobertas na rede. O blog apresenta dicas e curiosidades de informática para educadores.

Texto, comunicação e educação - Blog de Maria Salete Prado Soares, com diversas notícias e reflexões sobre educação, comunicação e tecnologia

Vamos Blogar - Blog colaborativo para que educadores publiquem suas descobertas e reflexões na área de educação e novas tecnologias.

Yahoo Educação - Blog do Programa Yahoo Busca Educação que sugere o uso de blogs como instrumento pedagógico.

EscolaBr - - Audioblog com informações e recursos gratuitos para professores interessados em criar também um blog nesse formato.

Vlog Histórias Digitais – Videolog com produções de professores realizadas nas oficinas de Histórias Digitais.

NTE Iporá - - Blog dos professores dinamizadores da Secretaria de educação do estado de Goiás. Há orientações sobre criação de blogs realizada pelos multiplicadores do NTE e links para os blogs das escolas estaduais.

Blogando ComCiência -Este blog faz parte do projeto Blogando Com Ciência, da Secretaria de Estado do Paraná. É um espaço em que os alunos do ensino fundamental e médio publicam suas entrevistas, relatos de experiências e descobertas em geral.

Acelera 2005 – Blog da escola CAIC Mariano Costa, destinado a alunos das classes de aceleração. Neste espaço é possível conhecer um pouco do trabalho desenvolvido com os alunos e também links para outros projetos desenvolvidos na escola utilizando blogs.

Vidas Secas - Este blog colaborativo, baseado na obra “Vidas Secas”, tem como objetivo estabelecer uma ponte entre a ficção e a realidade em um trabalho que envolve alunos de 8ªs do Rio Grande do Sul e também conta com a colaboração de alunos e professores de outros lugares do Brasil e até mesmo de Portugal. NetEscrita - Blog colaborativo criado por educadores de Portugal. Tem como objetivo incentivar a escrita por meio da divulgação da produção e também promover o intercambio com outros alunos, inclusive do Brasil.

O mundo encantado de Cecília Meireles - Um blog mantido por Leonor Cordeiro que divulga a obra de Cecília Meireles para educadores e alunos, além de incentivar a produção de textos.

Teofilo Educa - Projetos desenvolvidos na EMEF Teófilo Benedito Ottoni

Blog do Augusto – Esse é um exemplo de como um jovem de 13 anos gosta da idéia de criar um blog para divulgar suas produções escolares. Neste caso, não foi a escola que propôs a criação do blog, mas o próprio garoto que teve a iniciativa.
Alguns serviços gratuitos para criação de blogs:

http://www.spaces.msn.com/ - Serviço da Microsoft que possibilita a criação de blogs e 30 MB para armazenamento de fotos. É fácil de utilizar e configurar e é integrado ao comunicador instantâneo Messenger, o que ajuda a divulgar quando o blog é atualizado para os usuários da lista de contatos.

http://www.blogger.com/ - O Blogger é um dos serviços mais populares para edição de blogs. Permite armazenamento de imagens e tem todos os recursos necessários para criação de blogs. É possível inscrever mais de um usuário para a construção de um espaço colaborativo e também permite maior liberdade para criação e modificação dos recursos para usuários com conhecimentos de html.

http://blog.uol.com.br/ - É um recurso bastante simples para edição e publicação de blogs. Tem basicamente tudo que é necessário exceto o link permanente para cada post, o que prejudica a indicação de posts específicos. Também permite a inscrição de vários usuários para a criação de blog colaborativo.

http://www.textamerica.com/ – Este serviço é oferecido apenas no idioma Inglês, no entanto é bastante útil para quem deseja criar um videolog ou audiolog. É possível postar mensagens em texto, áudio, vídeo e/ou imagens.

http://360.yahoo.com/ - Está na versão beta, mas já apresenta possibilidades interessantes: além de permitir a criação de blog com imagens e texto, é integrado a outros serviços do Yahoo o que facilita a construção de uma rede com outros usuários, semelhante ao Orkut.

http://www.vivenciapedagogica.com.br/ – A Vivência Pedagógica disponibiliza um espaço para educadores criarem blogs sobre suas experiências educacionais, reflexões, projetos e dicas relacionadas à educação e tecnologia. É possível acessar cada blog individualmente e também alguns posts que são selecionados para a página de abertura.


Valeu!

João Rakson, Séc. XXI, Ainda.

Nenhum comentário: