domingo, 2 de março de 2008

Os Três “Cs” e o Segredo do Sucesso!

O sucesso de qualquer profissional, de qualquer ramo de atividade, de qualquer nível, de qualquer porte de empresa, está ligado aos 3 Cs:

Conhecimento,
Contribuição e Comprometimento

Para CONHECER o que se faz implica renúncia. Implica dedicar horas e horas a leitura, estudo, planejamento, experimentação, preparação, tentativa e erro, em detrimento de outras atividades que poderiam ser mais prazerosas. Treinamento e preparação, para conhecer e crescer.

Pergunte a você mesmo???????

Não basta ter um dom. É preciso desenvolvê-lo, aperfeiçoá-lo. Não basta acumular conhecimento e informação, é preciso saber o que fazer com isso, ou seja, entrar em AÇÃO. É preciso ter HUMILDADE de olhar-se no espelho, salientar aquilo que se tem de bom e tomar ações corretivas com relação às carências. O CONHECIMENTO é que nos mostra o porquê de nossas vitórias e o caminho para a superação de nossas deficiências.

Pelo CONHECIMENTO, poderemos, então, fazer bem-feito. À medida que vamos nos aprimorando e fazendo bem-feito, nossa motivação aumenta, e nossos resultados também. A isto chamamos de CONTRIBUIÇÃO.

Nossa CONTRIBUIÇÃO é nossa ação para nosso progresso pessoal, profissional, e para o progresso de nossa atividade, de nossa empresa, de nosso estudo, da nossa carreira e de nossa vida.

O sucesso não é medido pelas vezes em que evitamos cair, mas sim pelas vezes em que tentamos e conseguimos nos levantar. Só consegue quem arrisca, quem tenta. Muitas vezes, de fora, dizemos que “eles têm sorte”. Mas esquecemos quanto tempo de preparação decorreu até alcançarem o sucesso. Sorte é quando a PREPARAÇAO encontra a OPORTUNIDADE.

COMPROMETIMENTO é comprometer-se com uma idéia, com um projeto, com um objetivo é muito mais do que simplesmente externar uma vontade, do que fazer uma declaração de intenção. Muitas pessoas têm grandes intenções, mas não entram em ação, não colocam a coisas em prática, não têm continuidade, não têm persistência. Ficam pelo caminho a queixar-se do mundo e de todos.

Então, fazer bem-feito para gostar; conhecer para fazer bem-feito e preparar-se para conhecer. Colocar o CONHECIMENTO em prática, CONTRIBUINDO para os resultados e COMPROMETENDO-SE com os objetivos. Este é o segredo do SUCESSO:
GOSTAR DO QUE SE FAZ.

Existe uma característica presente em alguns brasileiros em geral, que é o de adiar as coisas. Sendo assim, poder-se-ia incluir ainda mais um “C”, o “C” de COMEÇAR, e começar JÁ!

3 comentários:

andreabezerra disse...

Olá professor!!

Sou a Andréa, do curso de Pedagogia, sua aluna do 1º período.

Já criei meu blog:
http://andreasbezerra.blogspot.com/

Um abraço e espero aprender mto com vc.

Unknown disse...

Obrigada professor! =D
Agora, mais do que nunca, tenho certeza dos meus objetivos profissionais, já fiz meu planejamento e criei minhas metas.
E vou alcança-las, pois estou muito positica com relação à elas.

Um abraço.
=p

Anônimo disse...

Bom dia ..
Profesor..nem preciso dizer que o Senhor e um máximo ne...!!
A idéia do blog e show..
valeu